domingo, 28 de novembro de 2010

Shih Tzu

 Devido a um pedido, hoje estarei falando sobre os Shih Tzu, uma raça muito fofa e peluda, e muito parecida com os Lhasa Apso.

Formados provavelmente na corte do Celeste Império, através do cruzamento dos pequenos cães sagrados do Tibet com os antepassados do pequinês contemporâneo, foram importados pela primeira vez à Inglaterra em 1930. Desde então, muitos exemplares foram criados com sumo cuidado na Europa. Infelizmente, em alguns casos, foram cruzados com pequineses para obter uma altura menor. Em chinês "shih-tzu"significa leão.
Como a maioria dos cães, o Shih Tzu tende a eleger um dono principal. Contudo, diferentemente de muitos deles, faz sua escolha de forma mais sutil, esse dono passa a ser recebido um pouco mais alegremente do que os demais. Porém, ele é muito familiar, procurando ficar um pouco com cada membro da família, e é provavelmente por saber dividir seu afeto com todos que o Shih Tzu costuma aceitar sem restrições que as pessoas façam o mesmo. Não é a opção mais indicada para quem precisa deixar o cão sozinho por períodos prolongados.
Apesar de serem educados desde filhotes a não roerem os móveis, e a fazerem as necessidades no local correto, isto pode ser deixado de lado temporariamente, em um sinal de protesto. 
Também não é uma uma raça indicada para quem busca um companheiro nos esportes, pois por serem peludos e calorentos, se cansam rapidamente.
A vasta pelagem, requer atenção. Se mantida longa até o chão ou em comprimentos similares, é preciso escová-la no mínimo dia sim, dia não. Do contrário, formam-se muitos nós. Já se aparada com cerca de cinco a dez centímetros de comprimento, as escovações podem ser reduzidas a uma ou duas vezes por semana.

Características:

  • A expectativa de vida é de 15 anos;
  • O peso é em média de 4 á 7 quilos;
  • A altura varia de 20 á 30 cm.

9 comentários:

  1. são mesmo muito familiares, sãao muito lindos e afetuosos, eu tenho uma, é linda de maais mesmo ela vai ter filhotes daqui alguns dias por isso qe tive qe aparar a pelagem dela, pois na amamentação os pelos ficam chieo de nó's e é bem dificil de cuidar, gostei muito da sua matéria é bem expecifica pra quem qer um companheirinho (a) desse pra si. beijos

    ResponderExcluir
  2. Eba!!! Obrigado pelo ótimo post e por atenter aos nossos pedidos =D
    Muito boa sua matéria, super completa. Adorei!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Anônimos acéfalos é que comem merda. Coprofagia (ato de ingerir fezes) é um distúrbio comportamental que pode ser corrigido facilmente!

    ResponderExcluir
  4. Achei bem legal a materia o dificil é achar em adocao, como diz o titulo... 1 desses vale muita plata como se diz aki na bolivia.

    ResponderExcluir
  5. cara essa raça é a mais massa q tem. eu curto pra caralho os shih tzu são muitos alegres, espertos, brincam, da atenção, e se andar na rua as pessoas sempre ficam olhando elogiando uns pedem pra pegar e pá.. bom pra qm quer cata umas gatinha sair no role com um shih tzu.. hahahah tah ali o BO

    ResponderExcluir
  6. eu quero adotar essa ! ana luíza 8 anos moro em itapetinga e quero que voce traga para cá

    ResponderExcluir