domingo, 5 de dezembro de 2010

Chow Chow

Hoje é dia de falarmos um pouco sobre os Chow Chow, esses cães que são muito parecidos com ursos e leões e que possuem como diferencial a lingua azulada.

O Chow é uma das mais antigas raças sendo criada pelo homem sem sofrer grandes mutações. Há referências em estátuas de 4000 anos e em registros escritos desde 1.100 A.C. Sua origem é a Mongólia e não a China, como muitas pessoas pensam, pois eram criados por tribos bárbaras mongóis, e usados, a princípio, para guarda, caça e batalha. 
Com a invasão da China, os mongóis levaram este exótico cão para o território chinês. Eram chamados de "cães de guerra" e descritos como: "Aparência leonina, robustos e poderosos". Conta a lenda que "a escuridão da boca é a proteção contra espíritos do mal".
Com o passar dos anos suas funções foram ampliadas: serviam para pastoreio, como farejadores, busca, tração, puxadores de trenós, fornecedores de pele e comida, além das funções iniciais.
Esta  raça, também é conhecida como Spitz Chinês em alguns países, e está sendo muito difundida em todo o mundo. O seu porte nobre e vistoso, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todo o público.
O Chow-chow é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa. É um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto. Tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente amendoados. As orelhas do Chow-chow são pequenas, grossas e bem separadas entre si. A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o padrão da raça, a variedade de pêlo curto, com excessão da pelagem, é idêntica.

Características:

  • A altura varia de 45 a 50 cm;
  • O pêlo desta raça é liso, resistente e denso;
  • As cores mais comuns são: preto, creme, marrom-avermelhado e cor de canela.
  • Possuem uma natureza rebelde e não aceitam atitudes desrespeitosas;
  • É um cachorro difícil de ser adestrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário