Com a invasão da China, os mongóis levaram este exótico cão para o território chinês. Eram chamados de "cães de guerra" e descritos como: "Aparência leonina, robustos e poderosos". Conta a lenda que "a escuridão da boca é a proteção contra espíritos do mal".
Com o passar dos anos suas funções foram ampliadas: serviam para pastoreio, como farejadores, busca, tração, puxadores de trenós, fornecedores de pele e comida, além das funções iniciais.
Esta raça, também é conhecida como Spitz Chinês em alguns países, e está sendo muito difundida em todo o mundo. O seu porte nobre e vistoso, sua beleza indiscutível e sua pelagem exuberante, de cor singular provocam inevitavelmente a admiração de todo o público.
O Chow-chow é muito versátil, sendo utilizado em muitas funções com sucesso. É um valente guardião e defensor da casa. É um cão equilibrado, de aspecto leonino, de porte orgulhoso e digno, leal mas reservado. É ágil, compacto, curto e harmonioso em seu conjunto. Tem um nariz grande e preto, seus olhos são escuros e pequenos, preferencialmente amendoados. As orelhas do Chow-chow são pequenas, grossas e bem separadas entre si. A pelagem do Chow Chow é abundante, espessa, lisa reta, um pouco dura ao tato, com sub-pêlo suave e lanoso. Segundo o padrão da raça, a variedade de pêlo curto, com excessão da pelagem, é idêntica.
Características:
- A altura varia de 45 a 50 cm;
- O pêlo desta raça é liso, resistente e denso;
- As cores mais comuns são: preto, creme, marrom-avermelhado e cor de canela.
- Possuem uma natureza rebelde e não aceitam atitudes desrespeitosas;
- É um cachorro difícil de ser adestrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário