quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Algumas curiosidades sobre os cães



Estava procurando algumas curiosidades para postar, e achei essas bem legais no site do Guia dos Curiosos. Agora já sei que a minha cachorra não é doida por ficar rodando antes de deitar, e que quando eu casar e tiver minha casa vou mesmo ter que comprar os 2 cachorros e o gato de uma vez só para viverem em harmonia xD.

Por que os cachorros balançam o rabo?
O zootecnista Alexandre Rossi explica que os movimentos do rabo do cachorro são formas de comunicação. "Existem várias maneiras de se balançar o rabo e cada uma tem um significado", acrescenta. De acordo com ele, a mensagem deste ato deve ser sempre interpretada dentro de um contexto, podendo indicar dominância, submissão e medo. "Ao contrário do que se acha, o cão pode balançar o rabo até antes de atacar alguém", ressalta o especialista.

É verdade que cão que ladra não morde?
É mais seguro não confiar nesse velho ditado. "Só o dono consegue interpretar o latido do cachorro", afirma Hannelore Fuchs, veterinária, psicóloga e especialista em comportamento animal, de São Paulo. "É claro que o cão que late pode morder, especialmente se for desafiado". E saber as reais intenções do bicho é muito difícil. Quando os cachorros estão bravos, o pêlo das costas fica eriçado e as orelhas em pé. Mas, se o totó for de uma raça com as orelhas caídas e de pêlo longo, infelizmente , não dá para perceber isso. Portanto, o melhor mesmo é passar longe. E nem sempre o rabinho balançando é sinal de amizade. "Ele pode mexer a cauda numa reação a uma situação de conflito, decidindo se vai atacar ou não", explica Fuchs.

Por que cães e gatos brigam?
O cão tem natureza predatória e reage instintivamente a determinados estímulos de animais que se comportam como presas. Os movimentos bruscos e rápidos do gato despertam o instinto predatório do cachorro. Com a convivência, o gato pode aprender seus limites para provocar o cachorro. Quanto menos medo o animal tiver do cão, menor é a chance de ele ser atacado.

Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?
É uma herança genética, vinda de seus antepassados de vida selvagem, há mais de 12 mil anos. Os cachorros antigos preparavam o lugar para dormir, caminhando em círculo até formar um espaço confortável entre plantas ou pedras. Isso também servia para demarcar o espaço como território particular. O hábito sobreviveu, apesar de não ter mais função.

Por que os cachorros levantam a perna para fazer xixi?
A explicação mais aceita é que o cachorro usa o xixi para demarcar seu território. Quando levanta a perna, o jato da urina alcança uma área maior. Outra explicação está relacionada aos hormônios: cachorrinhos que tenham sido castrados com menos de 4 meses de idade não levantam a perna.

Por que os cães estão sempre com a língua para fora? Os peludos podem até parecer felizes com o linguão de fora, mas na verdade estão morrendo de calor. É que, ao contrário da gente, os cachorros não transpiram pela pele, mas tentam diminuir a temperatura do corpo por meio da respiração. "Quando o animal fica com a boca aberta, acontece uma troca de calor. O ar quente é disperso e substituído por um ar mais frio, o que ajuda a refrescá-lo", explica o veterinário Sandro Corumba, de Santo André (SP). Os cães possuem glândulas sudoríparas apenas nas patas, entre as "almofadinhas" que recobrem seus dedos. Nos dias quentes, elas ficam mais úmidas por causa do suor.

Por que os cães não gostam quando pegam no seu rabo?
Em princípio, não há motivo algum para os cães responderem negativamente a este toque. É uma prática muito comum em seus treinamentos pedir aos donos que massageiem todo o corpo de seus cães - inclusive o rabo. Mas, se o cachorro demonstra insatisfação, é bom ficar atento: é possível que esteja sentindo algum tipo de dor no local.

Por que os cães não gostam quando pegam no seu rabo?
Em princípio, não há motivo algum para os cães responderem negativamente a este toque. É uma prática muito comum em seus treinamentos pedir aos donos que massageiem todo o corpo de seus cães - inclusive o rabo. Mas, se o cachorro demonstra insatisfação, é bom ficar atento: é possível que esteja sentindo algum tipo de dor no local.

Um cachorro poder sofrer um infarto?
Para o zootecnista Alexandre Rossi, não há dúvidas de que um cachorro obeso corre o risco de ter infarto. "Assim como ocorre com os seres humanos, a alimentação inadequada aliada à falta de exercícios e à obesidade pode desencadear vários problemas de saúde nos animais", adverte o profissional.

10 comentários:

  1. A cachorra da minha irmã morreu de infarto fulminante e ela nem era obesa nem nada =/

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsrs interessante a matéria!!! parabéns pra ti de novo õ/ :P
    a minha cadelinha tbm fica rodando ate deitar... pensava q ela tava ficando meio doida pela idade rsrsrs mas entao é normal... menos mal hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante achar uma coisa útil no ocioso! rsrs

    ResponderExcluir
  4. achava q o cachorro abanava o rabo pra demonstrar alegria

    ResponderExcluir
  5. Meu cachorro também abanava o rabo de alegria, especialmente quando minha sogra aparecia por aqui.
    Resultado, virou cotoco.

    ResponderExcluir
  6. barbara..vc naum leu? os cachorros naum abanam o rabo soh quando taum felizes

    ResponderExcluir
  7. Tinha um cãozinho sem raça definida( filho de cocker com basse) só comia ração pedigre, era ativo, esbelto, musculoso totamente saudavel.
    Um dia cheguei em casa brinquei com ele uma hora apos fui até ele, e vi que estava morto. o que poderia ter acontecido com o meu bichinho.
    alguém pode me esclarecer.Há ele tinha 11 anos mas com pique de jovem.

    ResponderExcluir
  8. ola,gostaria de ler uma materia sobre maltes no good for dog pois acho que o maltes e um dos melhores caes desse mundo e adoro suas materias espero que consiga postar algo sobre o maltes
    tks!!!

    ResponderExcluir
  9. É bem legal esse sait a materia é bem enteressante

    ResponderExcluir