quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cães de Caça

Hoje eu irei falar um pouco sobre os cães de caça. Desde a antiguidade eles são usados para tal atividade, e eu, particularmente não concordo com isso, pois acho perigoso para o animal. 
Bem, vamos conhecer um pouquinho dessa história:

Os pintores da pré-história tiravam suas inspirações das caças, eles pintavam nas cavernas bisões, javalis, renas, etc, e por volta de 4.500 a.C eles começaram a pintar também os cachorros. Várias formas de arte, como o bronze, mostravam os homens egípcios ao lado de cães, alguns deles em ação, como se estivessem em uma batalha. 
Aristóteles, filósofo e zoólogo grego, enumerou diversas raças, definindo-os e tornando assim possivel saber, que em 300 a.C já existiam cães indianos, egipcios, cirineus, entre outros. Em Pompéia, os cachorros eram usados como guardiões, e nas casas eram encontradas placas que diziam cave canem (cuidado com o cachorro).
Na Roma antiga os cães de caça eram tidos em grande consideração, mas houve cães utilizados nas arenas, lutando contra outros animais ou enfrentando os escravos nelas lançados. Para as guerras haviam dois tipos: os cães de ataque e defesa, equipados com coleiras de ferro com lâminas eriçadas, e cães de ligação, encarregados de levar mensagens entre tropas. Estes cães eram obrigados a engolir tubos de cobre contendo as mensagens e, ao chegar ao destino, era mortos para que a mensagem fosse recuperada.
Na idade média começou a primeira especialização dos cães de caça: Os Bracos, eram destinados à busca da presa. Os Sabujos, eram destinados a descobrir os cervos. Os Lebréus, eram detinados a persegui-los e os Molossos eram destinados ao abate de bisões e ursos. Começou também o desenvolvimento dos primeiros terriers, ainda chamados de cães-castores mas já com a função de introduzir-se em tocas de raposas e coelhos.
Os cães ainda não abandonaram as guerras, mas já começava a haver uma melhora no tratamento dado a eles. Surgiram tratados para a boa manutenção do cão, porém as noções veterinárias eram ainda praticamente inexistentes.


Apesar de depender muito de como o cão será treinado, qual será sua presa, o tipo de terreno onde ele irá caçar, entre outras coisas, há cinco raças que são classificadas como as melhores. São as seguintes:

Springer Spaniel Inglês - Embora menor do que os cães de caça típicos - pesam entre 18 e 23  kg e medem aproximadamente 51 cm, o que os spaniels perdem em tamanho eles compensam em coragem. Suas pernas fortes e alto nível de energia os tornam ideais para longos dias de caça, e seus pelos –  densos, mas curtos, servem como um casaco e os permitem suportar uma variedade de condições climáticas.E como eles foram criados para liberar a presa, sua mordida é ideal para recuperar a caça sem danos. Essas qualidades, combinadas com um comportamento agradável e treinabilidade, fazem desse versátil cão de caça o companheiro preferido de muitos caçadores.

Coonhound -Confia mais em seu olfato do que em sua visão quando o assunto é localizar a presa, e geralmente persegue pequenos mamíferos como os guaxinins ou gambás, perseguindo os animais até as árvores e esperando até que seus donos cheguem. Medindo aproximadamente 0,61 metros até o ombro e abençoados com muita coragem, eles também são úteis quando o assunto é caçar animais de grande porte, como os veados. A pelagem desse cão também o ajuda a suportar grandes variedades climáticas, uma vez que eles se mantém confortáveis tanto no frio como no calor.
  
Setter Inglês - Originalmente treinado para caçar pássaros, combina as melhores qualidades dos Spaniels e dos Pointers. Depois de silenciosamente perseguir a presa com seu excelente olfato, o Setter Inglês se abaixa e espera que o caçador se aproxime no lugar de sair correndo como um maluco atrás dos pássaros. Assim como todos os outros bons cães de caça, o Setter Inglês pode facilmente ser treinado e tem muita energia. Suas pernas bem musculosas o carregam rapidamente  e sem esforço ao longo de todo o terreno, e eles não se cansam com facilidade. Caçar é a resposta perfeita para entreter o seu entusiasmo e a sua inteligência – sem isso, esses cães precisam de muita atividade ao ar livre para compensar, como freqüentes caminhadas ou muitas brincadeiras em um grande quintal.

Pointer Alemão de Pelo Curto - Conhecido por sua versatilidade no campo, o Pointer Alemão de Pelo Curto trabalha tão bem na terra como na água. Embora sejam mais conhecidos por caçar pássaros, eles também seguem mamíferos como gambás, guaxinins e veados. Muito inteligentes, os pointers são também obedientes e fáceis de serem treinados. Ele é mais um cão de caça de tamanho médio – pesa entre 25 e 32 kg e tem entre 58 e 64 cm de altura. É considerado como o melhor cão em se tratando de farejar aves, e assim como outros cachorros, ele também não espanta suas presas, mas as localiza e espera pacientemente pela chegada de seu amigo caçador.

Labrador Retriever - Assim como o Pointer, o Labrador Retriver é um bom companheiro de caça. É muito provável que os labradores sejam mais conhecidos por serem hábeis em caçar dentro da água já que seus pelos repelem a umidade e suas patas os impulsionam facilmente para frente. No entanto, os retrievers possuem também um alto nível de inteligência e um bom temperamento – o que os torna ideal para o treinamento. Essas qualidades tornam os labradores, ao lado dos Golden Retrivers, os cães de caça preferidos entre os americanos. Assim como os spaniels, os retrivers são gentis ao morder  permitindo ao caçador recuperar a presa sem machucá-la. O labrador também aponta muito bem onde está a caça e vai bem em vários ambientes – ele consegue se adaptar a qualquer tipo de situação.
Os labradores pesam entre 25 e 34 kg e são verdadeiros cães utilitários e caçam até mesmo codornas em lagos congelados. Seu focinho arrendondado o torna um bom cão de caça, independente da estação.

4 comentários:

  1. lol. pit bull é cao pra guerra nao cao pra caça!

    ResponderExcluir
  2. A foto do Coonhound não está certa, este é um beagle, e tbm não deixa de ser um ótimo cão de raça. Tenho 2 hehehe.

    ResponderExcluir