domingo, 7 de novembro de 2010

Daschund (Salsicha)

Hoje falarei sobre os Daschund, que são popularmente conhecidos como Salsicha.
A história do Dachshund (ou Teckel) é bastante antiga e segundo alguns historiadores, a raça surgiu há cinco mil anos, tendo sido encontrados seu nome e imagem gravados na tumba de um faraó.
No México e no Peru há estatuetas que representam cães parecidos, mas pode-se supor que a raça tenha se formado ou aperfeiçoado na Alemanha, em tempos remotos. O primeiro registro oficial foi feito na Alemanha em 1888.

O Dachshund (cão texugo) foi desenvolvido por caçadores alemães que queriam um cão que fosse ao mesmo tempo ágil e resistente além de suficientemente pequeno para que pudesse entrar nas tocas de animais como os texugos (dachs), lebres e coelhos e trazê-los para fora ao alcance da mira do caçador. Além do corpo alongado e baixo, os caçadores precisavam de um cão com excelente olfato e muita determinação. Estava criado o Dachshund. Através de cruzamentos seletivos, a raça foi desenvolvida em 9 variedades diferenciadas: 3 tamanhos (standard, anão e mini) e 3 variedades de pelo: curto, longo e duro - ou arame (este último obtido graças à introdução de linhas de sangue de terriers). Para o acasalamento, no entanto, só são permitidos cruzamentos de cães de pelagens e tamanhos iguais.

Da Alemanha onde ganhou notoriedade pelas suas qualidades como caçador, o Dachshund foi levado para a Inglaterra no século XIX onde passou a fazer parte da corte inglesa, o que foi de grande importância para popularização da raça. Nos EUA, a presença dos Dachshund começou com as importações de matrizes por volta de de 1879 e no Brasil chegaram junto com os colonizadores europeus e eram chamados "paqueiros" por serem exímios caçadores de pacas
Esta raça já foi conhecida como Basset, mas fixou o nome como Dachshund. Em 1994 passou a chamar-se oficialmente Teckel. O dachshund é baixinho e possui o corpo alongado, parecendo uma salsicha e de grande atividade. Esta aparência consagrou-o como caçador de animais de toca.
Devido ao seu tamanho, exige pouco espaço e é uma excelente opção para pessoas que moram em apartamentos, especialmente porque aprende com facilidade os hábitos de higiene.
As variedades formadas pelos 3 tamanhos e seus 3 tipos de pelagem - curta, longa e dura, viraram raça. Apresenta-se nas cores: preta, vermelha e tricolor.

Após os 18 meses de idade, deve-se fazer uma medição do tórax para determinar o porte:
-Standard: perímetro do tórax acima de 35cm e peso máximo de 9kg, sendo ideal entre 6,5 a 7,0 kg);
-Anão: perímetro do tórax de até 30cm e peso máximo de 4kg;
-Miniatura ou Toy: perímetro do tórax de até 30cm e peso máximo de 3,5kg.

Se, no início, o Dachshund era um valente e destemido caçador, transformou-se num animal de companhia, hábil, inteligente, charmoso e com um olfato apuradíssimo.Inteligente, esperto e bastante brincalhão, o Dachshund é também um excelente cão de vigia.
Sempre atento, ao menor sinal de aproximação de estranhos late bastante e alto. É um excelente companheiro para crianças e brinca mesmo depois de velho.
Convive de forma tranqüila com outros animais e com outros cães mas não foge de uma briga caso seja provocado.
Alguns criadores garantem que existem diferenças de temperamento conforme o tipo de pelo, sendo que os de pêlos curtos seriam mais sociáveis e os pêlos duros mais agitados e até mesmo um pouco mais agressivos, mas isso não é comprovado nem mesmo consta do padrão da raça.
Outra característica importante da raça é sua independência, o que lhe valeu uma fama de desobediente. Na convivência em família ele é um excelente companheiro, gosta e respeita a todos, mas dedica-se a apenas uma pessoa que elege como dono.
É preciso saber se impor para que ele obedeça, senão ele ditará as regras, pois, é um cão teimoso e obstinado. Por outro lado, é completamente apaixonado e apegado ao dono.
As doenças mais comuns são: hérnias de disco (por causa da coluna longa), cálculos renais (se a alimentação possuir alto teor de proteína e magnésio), tumores mamários e otites.
É bom evitar que ele pule de grandes alturas para evitar problemas na coluna, pois, é muito longa. Acostume-o desde cedo a caminhar por grandes distâncias.


TECKEL STANDARD: peso máximo nove quilos, sendo ideal entre 6,5 a 7 quilos.
TECKEL ANÃO: perímetro torácico, medindo atrás dos ombros, de 35 cm, máximo; peso máximo 4 quilos, aos 18 meses.
TECKEL TOY : perímetro torácico, medido atrás dos ombros, de 30 cm, máximo peso 3,5 quilos, aos 18 meses.

13 comentários:

  1. é a raça da minha cachorrinha
    ela é bem brincalhona, esperta, e um tanto dengosa
    adora colo carinho

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um!!!

    Ele é docinhooo!

    Muito inteligente!!

    *-*

    ResponderExcluir
  3. Ebaa eu tinha pedido uma matéria sobre o Dachshund há um tempo =D!
    Eu tenho um que é a minha paixão! Nunca vi bicho mais manhoso e escandaloso, adoro *_*

    ResponderExcluir
  4. a raça da minha cachorrinha,essa raça é um tanto amorosa dá até para parecer que nao é tratado com amor pois elas são bem dengosas espertas e amorosas Eu AMO ESSA RAÇA.

    ResponderExcluir
  5. aha eu tenho um ! foi a melhor coisa que ja aconteceu na minha vida!me nigia ate no banheiro!!!ahahaha me tirou de uma depressao...

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma femea em casa. Tá com 7 anos.
    É o nosso xodó lá em casa. Super amorosa. Gosta de ficar ficar o tempo todo encostada na gente.
    Quando chega alguém em casa ela vira de barriga pra cima pra ganhar um carinho. Mas também quando quer é bem geniosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Amei essa reportagem! A minha chama Jade e tem 2 anos! A filhinha mais amorosa que já tive! Dorme comigo na minha cama e me acorda com lambidas, pedindo para ser abraçada!

    ResponderExcluir
  8. eu tenho uma o nome dela É niña ela tem 3 anos É linda, docil, e companheira, otima caçadora.
    ela vai fazer 4 anos dia 30 de maio. *--*
    e tbm tenho uma yorkshire de 2 anos que se chama Meguie . *---*

    Beatriz. Rio de Janeiro .

    ResponderExcluir
  9. Tenho dois dasch macho, sao os meus tesouros, lindos, tranquilos, farristas e super amorosos. São meus xodós. O pretinho é o Frederico e o marrom é o Gregui. Valeu pela matéria!!

    ResponderExcluir
  10. A minha se chama Panqueca, igualzinho a essa foto, muito bunitinha mas eh uma sapeca.

    ResponderExcluir
  11. o meu e lindo e muito brincalhão e ciumento também....

    ResponderExcluir