domingo, 14 de novembro de 2010

Lhasa Apso





Um pouco sobre a história dessa raça:

No passado, o Lhasa Apso era propriedade exclusiva dos religiosos e dos nobres, e guardava os templos e mosteiros do tibet. Além de sua função de sentinela, acreditava-se que este cão trazia sorte. Era crença geral que após a morte, a alma do dono encarnava-se em seu cão. Por esta razão o Lhasa Apso era considerado um animal sagrado.

O lhasa apso formou-se através do cruzamento entre o Terrier do Tibet e o Spaniel Tibetano. O nome deriva de Lhasa, capital do Tibet, e a palavra "apso" significa sentinela que late.
Pela sua estatura pequena, o seu caráter simpático e beleza física, conquistou a simpatia de todos como excelente cão de companhia e guarda. No seu país de origem, pelo menos até a anexação à República Popular Chinesa, vivia nos mosteiros e os exemplares mais bonitos e valiosos, encontravam-se no "Potala", o palácio do Dalai Lama, e nas casas de ministros e outras pessoas de posição. Era impossível obter um exemplar por dinheiro; excepcionalmente, como prova de especial benevolência, podia ser presenteado. Também na china, na Corte Imperial, os que chegavam do Tibet eram tidos como oferendas tributárias sendo bem aceitos, e contribuíram para formar a raça Shih-Tsu.
Os exemplares do Lhasa Apso naquele país, são considerados como pedras preciosas. O Lhasa Apso tanto pode ser uma companhia agradável como um guarda eficiente de casas, principalmente de apartamentos onde o espaço é menor. È um cão dócil mas de grande coragem, dotado de ouvido finíssimo, percebe bem os rumores leves e longínquos e dá o alarme com sua característica voz clara e aguda. Por esta razão, na língua tibetana é chamado "Apso Seng Kye" isto é o Cão Sentinela de Latido de Leão.
É um cão profundamente quieto, calmo, e não é roedor. É capaz de ficar horas e horas deitado perto de seu dono. É muito higiênico, e só faz as suas necessidades nos locais apropriados e ensinados. Nunca "suja " o lugar onde come ou dorme. É um cão que gosta muito de carinho, mas também é de temperamento muito independente, de caráter alegre, cheio de segurança, mas prudente e desconfiado com desconhecidos.
A raça foi trazida para o brasil pelo criador Denis Duveen por volta de l966.

Características: 
  • É um cãozinho de guarda e companhia, late pouco, dando sinais quando estranhos chegam ou quando quer alguma coisa;
  •  Tem uma pelagem longa;
  • Exige uma escovação de três em três dias; 
  •  Banho deve ser dado uma vez por semana;
  • Tem um nível de atividade média, ou seja é um cãozinho que pode ficar horas e horas deitado calmamente ao seu lado e não exige que seja levado para passear;
  • Prefere ficar mais quieto;
  • Quanto a obediência você deverá ser firme com ele, sem ser agressivo. Seu temperamento é muito bom, porém é um cão de muita personalidade;
  • Com estranhos no início é muito desconfiado, de temperamento reservado. É obediente e inteligente, mas costuma as vezes obedecer somente ao dono;
  • A área que ocupa é pequena;
  • Vive dentro de casa;
  • Não gosta muito de exercícios;
  • Não gosta muito de ficar no colo, tem um estilo mais independente.
  • A altura ideal é entre 22,5 a 25 cm para os machos, e as fêmeas são menores.
  • Cores: dourado, mel, areia, cinzenta escuro, ardósia, com manchas pretas, brancas ou castanhas.

11 comentários:

  1. Apesar de dar um trabalhão entre escovar os pelos e dar banho uma vez por semana, são lindos! Um dia vou ter um desses. Muito bom seu post. Bem informativo! Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um Lhasa Apso ele é muito lindo da
    um trabalho mais qual cão não dá neh.. Ele é muito fofo eu amo meu Lhasa.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um Shin-tzu que é quase a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  4. Eu preferir um Maltes o Lhasa é muito independente e gosta de um dono, é bastante possessivo e pode ter ataques de ciume com seu dono, minha tia tem um, e ele é bem assim auhauhuhauha.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Rafael o meu Shih-Tzu também é assim
    quando a minha namorada deita comigo no sofá ele
    fica PUTO late sobe em cima do sofá e começa a brincar comigo, sem falar que sempre que chego as tantas da madruga ele fica me esperando na sala, e se estou em casa é igual a chiclete onde eu estou ele esta comigo, e isso é muito bom. Fiquei muito tempo sem ter cachorro depois que fui atacado pelo Pastor Alemão do meu pai quando tinha apenas 3 anos. Então depois nunca mais tivemos cachorro, ate que meu irmão comprou esse Shih-Tzu porém como ele não fica em casa a noite e tem renite, eu meio que adotei ele.
    Daqui 2 anos devo me casar e provavelmente pedirei ele de presente de casamento.

    Fica a dica para a dona do Blog falar um pouco sobre o Shih-Tzu.

    ResponderExcluir
  6. o lhasa é mto fofo, mas eu ainda prefiro o shih tzu q é mais "baixinho e gordinho" q o lhasa rss
    eu tinha um, ele morreu esse ano :( tinha qse 13 anos, era a coisa mais linda do mundo.. aiai.. saudades

    ResponderExcluir
  7. Já disseram que o floquinho (cachorro verde do cebolinha) é essa raça.

    ResponderExcluir
  8. olááá...tenho uma lhasa, ela é a coisa mais linda!!! amo...todas essas caracteristicas são verdadeiras...ela é muito calma, só falta falar...

    ResponderExcluir
  9. Se eu enviar uma foto do lhasa da minha namorada pra vcs, vcs ficariam com medo.
    É feio e tem cara de psicopata.

    ResponderExcluir
  10. Oi galera ... tenho um Ilhasa apso; amooo essa criaturinha...mas as vezes ele me tira do serio, pq fica dentro de casa e qdo ouve qualquer cachorro latir ele fica maluco correndo dentro de casa e latindo demasiadamente ! qual a dica que vcs me dao para evitar esse latido descontrolado !

    ResponderExcluir