domingo, 21 de novembro de 2010

Schnauzer





As origens deste cão são confusas e pode-se vincular com as do terrier mais antigo. Na Itália, na França e outros paises é classificado entre os cães guardiões, cujas tarefas cumpre com grande valentia. Isto não impede, entretanto, que seja considerado entre os terrier, como bem diz o seu nome alemão de schnauzer pinscher.
Provém de Württemberg, da Baviera e de Baden-Baden, mas há muito tempo que se difundiu, também, na Suíça setentrional e na Alemanha, com o nome de pinscher de pêlo duro.

Suas múltiplas qualidades (é forte, vigilante, muito robusto, rude, dinâmico, fiel, inteligentíssimo) fazem dele um cão particularmente apto para a guarda e a defesa pessoal e também para a companhia; graças a seu caráter jovial e graciosa fisionomia, caracterizada pelo pêlo do focinho, que ao alongar-se , forma "bigodes" e sobrancelhas muito longas.
Os Schnauzers são três raças diferentes, de origem alemã: o Anão, chamado de Miniatura pelos americanos, que tem o tamanho aproximado do Beagle; o Médio ou Standard, com cerca de 50cm e o Gigante, que é o maior, com altura similar a um Dobermann.
O Médio, utilizado na guarda e pastoreio de ovelhas, deu origem aos demais através de cruzamentos com outras raças. Dele se originaram o Gigante, para cuidar de bois, e o Anão, sempre usado como companhia e um  hábil caçador de ratos.
O Schnauzer mais criado no mundo é o Anão, que no Brasil é a 17° raça mais registrada. Apesar de pequeno ele também é tido como guardião. Mesmo sem uma aparência que intimide ou um ataque poderoso, destaca-se pela atenção e capacidade de dar o alarme. É dos três o que mais late, mas obedece se o mandam ficar quieto. É grudado com os familiares, fica sempre por perto, ainda que brinque sozinho. Sociabiliza-se com os amigos do dono e até pede carinho. Pelo seu porte e facilidade de adaptar-se é uma boa opção para espaços pequenos.
Quanto aos maiores são guardas efetivos, mais independentes do que o Anão, são também mais silenciosos e se tiverem que atacar, são valentes, mas não se tornam uma ameaça, pois acatam facilmente as ordens do dono.
O Schnauzer Médio é mais ativo e ágil que o Gigante, sendo um bom companheiro para passeios ou corridas. O mais pacato é o Gigante, com um porte mais intimidativo e impacto de ataque capaz de derrubar um homem. Destaca-se com crianças, demonstrando uma paciência digna do seu tamanho. 

As cores encontradas nos Schnauzers são:

  • Sal e Pimenta
  • Preto
  • Preto e Prata 
  • Branco 

4 comentários:

  1. Ahhhh... adorei a matéria sobre eles.... rsrsrs a minha é igualzinha a da foto!!!!! =D
    E é igualzinha o que diz aíí... é até engraçado... se meu namorado me da um tapa e ela estiver do meu lado, ela avança nele pra me proteger... ngm pode me dar um tapa ou um abraço mt brusco... rsrsrsrs ela avança mesmo!!!! É uma coisa linda... ^^ eu sou apaixonada por ela, e o q a raça diz aíí... é tudinho igualzinho a ela... o porte dela acho q é o médio, pois nao vi ainda outro cachorro dessa raça aki na minha cidade... rsrsrs é uma cidade pequena, qd passeio com ela na rua todo mundo fica olhando... acho q nunca viram um cachorro desses... rsrsrrs
    Obrigada por falar dos Schanuzer!!!!!! =D
    Mas mesmo assim vou continuar entrando no seu blog pra saber as novidades :P
    Bjinhosss ;**

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Adoro os seus posts, esse do Schnauzer e muito bom, me deu ate vontade de comprar um, haha xD
    Gostaria que voce fizesse um post sobre a raca Chow Chow, pois tenho um e gostaria de uma materia mais igual aos seus xD
    E desculpe pelo post anonimo, pois nao tenho uma conta no blogger

    ResponderExcluir
  3. Ah..fala do shih tzu vai!!! *.*

    Beijocas ^^

    ResponderExcluir