domingo, 31 de outubro de 2010

Pit Bull


Devido a um pedido, hoje vou falar sobre os Pit Bulls, uma raça que sofre muito preconceito em vários lugares do mundo, inclusive a criação da raça já foi proibida na Inglaterra e na França. Estima-se que hoje no Brasil tenha 40.000 Pit Bulls, porém muitas pessoas evitam adotar ou comprar os cães dessa raça por terem medo. A imagem que temos hoje desses cães é que eles são violentos e perigosos, mas isso não é verdade. Por serem fortes, os Pit Bulls são usados para lutas em rinhas, e por isso são criados de forma agressiva, e isso o torna violento. Qualquer cachorro que seja criado de forma cruel e violenta, se tornará bravo e perigoso, e a culpa disso é exclusivamente do dono.

História da raça

A história do American Pit Bull Terrier está ligada ao combate de cães e touros que foi muito apreciado por populares, especialmente na Inglaterra, no século XVIII, começando a decair no início do século XIX, até ser definitivamente proibido pelo governo inglês em 1835.
Até então, nesta época, eram utilizados os Old Bulldogs. Estes cães eram ferozes e altamente agressivos com outros animais. A estética do animal não tinha a menor importância, já que o que realmente importava era seu desempenho no ringue. 
Os ingleses, como grandes entusiastas de lutas entre cães e touros, advertiam que os Old Bulldogs careciam de agilidade. Daí surgiu a idéia de mesclá-los com outras raças, mantendo a potência e ferocidade, e acrescentando Agilidade, Resistência e Determinação. Foram escolhidos então os Terriers, cães de caça altamente destemidos, muitos populares, resistentes e fáceis de serem mantidos.
Dessas miscigenações surgiram inúmeras nomenclaturas, como Pit Bulldogs, Pit Terrier, Half and Half, Yanke Terrier, Pit Bull Terrier, American Staffordshire Terrier.
O Pit Bull, na verdade, descende de inúmeras gerações de game-dogs e, embora na sua origem seja um cão de combate, também trabalha como um verdadeiro campeão na função de caçador. Nos tempos atuais exerce a função de cão de guarda e companhia devido à sua docilidade e lealdade para com seus donos.
O Pit Bull é um cão forte, resistente, musculoso, valente e determinado, qualidades vitais para um cão de defesa e vigilância. O Pit Bull cuida zelosamente do seu dono e também é um ótimo companheiro de toda a família especialmente das crianças, porém é um cão que necessita de muito exercício e preferencialmente deve ser adestrado desde cedo para que não adquira vícios que venham a causar um desvio de comportamento. Nota-se um grande prazer por parte destes cães de trabalhar, seja para cumprir simples tarefas de obediência ou trabalhos mais complexos como farejar drogas e participar de provas de adestramento. 

Cores - Preto, branco, marrom claro e marrom escuro.

Peso - Entre 30 á 50 quilos.

Altura - Entre 35 á 50 cm. 
 

25 comentários:

  1. realmente mudou um pouco a visão que eu tinha dos pit bulls, mas continuo acreditando que é uma raça violenta.

    ResponderExcluir
  2. ótimo artigo..

    Veja tudo sobre cães www.cachorroideal.com

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de cachorros. Mas acho que esses cachorros precisam muito espaço para se exercitar, carinho e mão forte, um dono realmente centrado. São animais que tendem facilmente para a agressividade por isso mesmo tem que ser bem treinados.

    ResponderExcluir
  4. Tudo depende do animal do dono...

    (entenderam?)

    ResponderExcluir
  5. nao existe cachorro ruim ...existe dono ruim...
    otimo post...e o pit bull é fantastico, se cuidar bem é mais manso que gato!

    ResponderExcluir
  6. 40 mil pits no Brasil? Eu acho que nao deve ter nem metade disso. Eh muito dificil voce ver um VERDADEIRO pit. Normalmente o que se ve sao caes misturados, e sao vira-latas e nao pits. Pit-bull leva fama pelos vira-latas por ai! O problema sao as pessoas que ficam cruzando os cachorros sem entender nada disso, aih nascem esses vira-latas com cara de pit-bull, e ficam fazendo merda...


    Posso contar no dedo o tanto de pit-bull verdadeiro que eu jah vih na vida!!

    www.fotolog.net/vidadecachorra

    ResponderExcluir
  7. Eu penso que até podem existir alguns pit-bulls que sejam mansos, mas a sua essência, sua personalidade é agressiva, e é uma raça que nunca podemos ter confiança, independente do "dono" como muitos falam. Conheço pessoas que tem essa raça, tratam com amor e carinho e o cachorro parece o filho do demônio de tão bravo. Por mim extinguiria essa raça no país.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma Pitbull e ela não é violenta, ao contrário, é muito carinhosa e percebe quando a gente está triste, é até engraçado, quanto tem alguém chorando ela se "desespera" mas não sabe o que fazer para ajudar, então ela se aproxima tenta chamar a atenção, é bem da hora mesmo.

    Em relação a violência, tudo depende do dono, como eu disse, minha Pit é tranquila, mas o irmão dela era extremamente violento, pois seu dono ficava "atiçando" ele quando ele estava preso, o cachorro era meio revoltado.

    ResponderExcluir
  9. Ops, já ia me esquecendo...

    Um fato triste em relação aos Pitbulls, é que eles apresentam muitos problemas de pele. A minha tem uma infecção terrível no "braço" direito, é uma bactéria resistente, mas agora aparenta estar se recuperando (faz várias semana que tenho que deixá-la com aqueles capacetes para ela não lamber)

    ResponderExcluir
  10. Eu também tenho um Pit Bull... ele não é totalmente puro, até pq esse cachorro eu achei quando filhotão ainda, na rua, ele devia ter uns 8 meses e estava muito mal tratado, provavelmente foi abandonado pelos donos. Ele é realmente muito forte, é até meio dificil passear com ele (está sendo adestrado, mas ainda não se comporta mto bem para passear). Porém ele é um excelente companheiro, vive dentro de casa, é super dócil com todo mundo (ele, quando toca a campainha, ele vai correndo comprimentar a pessoa, adora carteiros), nunca teve qualquer desvio de personalidade. Entretanto, ele é um cão possessivo e ciumento sim, nós temos outros 2 boxers e o pit-bull tem que ficar separado deles para que não ocorra nenhuma briga entre os animais. Ademais, é um excelente cão. O problema do Pit Bull não é o cachorro, e sim quem cuida dele.

    ResponderExcluir
  11. O problema do pitbull é o dono, o mesmo ocorre com as crianças....


    Se forem mal ensinados, serão péssimos adultos, ou cães neste caso...

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma filha pit chamada Gaia.... muiiiito mansa.... muito na boa....
    Ótimo post para mostrar que o problema é do ser Humano... e não de uma determinada raça de cachorro...
    Tenho um mini doaschound e ele é invocadinho... mas super carinhoso... os dois se dão mto bem.... ele é bem mais novo que ela e ela adotou ele super bem.... mesmo tendo fama de não ter uma ótima convivencia com outroa animais a minha filhota já conviveu com um coelho, maritaca e com esse mini daschound... super tranquila...

    ResponderExcluir
  13. Legal.
    Os Pitts são cachorros iguais aos outros, um pouco mais truculentos somente.
    Eu Tenho uma< American Staffordshire Terrier, e ela é bem dócil, só não gosta de gatos, as crianças passar por minha casa e alguns dao até tapas na cara dela pela cerca e ela ainda gosta, ela tem e nunca mordeu ninguém,(apenas duas galinhas no sitio).
    E os exercícios eles tem que fazer msm se não ficam stressados eles tem muita energia pra gastar. pra quem mora em Apê não seria um cao recomendável.
    O cachorro faz o que dono ensina e se deixar o animal folgado boa coisa ele não faz, ele não pensa como os Humanos, ler um livro de adestramento ajuda compreender melhor seu bichinho.

    ResponderExcluir
  14. Uma das melhores raças de cachorro que eu tive.
    tenho primos pequenos que vão em casa, nunca tive problemas!
    preconceito puro!

    ResponderExcluir
  15. Conheço muitas pessoas que tem um cão dessa raça, eles realmente são mto dóceis e companheiros.Nunca fui mordida ou me senti ameaçada por um pitbull, agora nem dá pra contar no dedo quantas vezes fui mordida por um cachorro considerado foffinho e mansinho pelo resto do mundo:POODLE!!!

    ResponderExcluir
  16. tenho dois pitbulls (macho e fÊmea) sempre cuidei com muito carinho, e nenhum deles atacou alguem,muito pelo contrário eles são muito mansos,principalmente a fÊmea que pode ser considerada mais dengosa que um gato. O problema não está no cachorro,e sim como ele é criado!

    ResponderExcluir
  17. EU TENHO UM PITBULL O NOME DELE É HUCH(MACHO) É UM CACHRRO AMIGÃO,VALENTE E BRINCALHÃO SÓ QUER SABER DE BAGUNÇA. NUNCA ATACOU ALGUÉM.
    TODO SER QUE É TRATADO COM CARINHO É ASSIM,AMO MEU CACHORRO!

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um pitbull.. e de todos os cachorros que tive posso afirmar que é o mais dócil,e o mais obediente.
    é o tipo que cachorro que vai procurar estar perto de voce o tempo todo para dar ou receber carinho,é muito brincalhão e adora crianças.
    Aliás o professor da aula de adestramento que eu faço com ele, faz um ótimo trabalho com pitbulls no qual pitbulls trabalham com crianças deficientes.

    ResponderExcluir
  19. Acho q td depende da criacao do cachorro, se ele foi tratado mal ele vai tratar qual quer pessoa mal, e tbm ele e um cachorro muito muito agitado, docil e obediente[falo isso pq eo tenhu um]
    Ele so vai ataca se alguem fizer mal ao seu dono ou machuca-lo, esses casos de pit bull q ataca uma pessoa provavelmente e pq ele foi mal-tratado em algum momento

    ResponderExcluir
  20. É da natureza do American Pit Bull Terrier ser violento. Mas como tudo pode ser moldado, um bom dono ou um bom adestrador pode mudar o instinto primitivo de guerrilha do Pit Bull.

    ResponderExcluir
  21. Tenho Meu Pit Bull e afirmo que quem faz o cão é seu dono! Apesar da força, um Pit Bull pode ser tão dócil como um "pudol" É Um cachorro extremamente Dócil e zeloso, não gosta de outros animais, mais com o ser humano é muito dócil!

    ResponderExcluir
  22. Vi uns comentários tão idiotas...

    Nenhum Pit Bull é ruim, nem o "puro", nem o "misturado" .
    O que existe é dono sem noção, ignorante, que não sabe dar carinho ao animal, que trata com tapa, chute, grito.

    Já tive 2 desta raça, e eram uns amores. Infelizmente uma fugiu e nunca mais achei e o outro meu irmão deu quando eu estava viajando e nunca mais consegui encontrar. Mas eu amava os dois, e eram super dóceis.

    ResponderExcluir
  23. Nada mais ridiculo do que definir cachorro como puro ou mestiço, nunca vi ninguem definir pessoa por crusamento puro ou não...
    Cães serão sempre crianças e como crianças vão se espelhar a quem tem mais cotato ou seja seus donos e como estão sempre dispostas a fazer tudo pra agradar seu dono, se treina-lo para ser agreciso ate um piquines vai ser um problema...

    ResponderExcluir