quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O transporte público transforma as pessoas...



Ou elas sempre foram tão mal educadas?

Eu já entendi que desde que o mundo é mundo a maioria das pessoas só pensam em si mesmas...Para mim isso não é mais novidade, mas ainda é um choque. A falta de respeito e educação com o próximo está presente em todos os lugares, mas onde eu mais noto isso acontecer são nos transportes públicos, seja quais forem: ônibus, troleibus ou metro. Todos os dias a história é a mesma: pessoas tumultuadas, se abarrotando umas em cima das outras, tentando entrar onde não é humanamente possível, furando filas, sentando em assentos preferencias e não cedendo o lugar (que pertence por direito!) ás pessoas que deveriam se sentar nestes bancos. Sinceramente, isso tudo me deixa pasma.
Eu sei que é muitoooo³ chato pagar quase R$3 para andar em pé, exprimidos como se estivéssemos dentro de uma lata de sardinha e chegar atrasados, porque parece que não há horário certo para eles passarem. Aliás, chato não, é uma palhaçada sem tamanho e uma falta de respeito conosco, pessoas que dependem dessa merda  desse tipo de transporte. Mas isso não justifica furar fila, ou ficar tentando entrar desesperadamente num ônibus que não cabe mais nem uma mosca porque isso só irá atrasar todas as outras pessoas que estão com pressa como você.
Também não adianta sentar no banco preferencial, colocar o fone de ouvido, pegar um livro e fingir que não há um senhor (a), ou uma mãe com uma criança, ou qualquer outra pessoa que precise desse lugar mais do que você. Pertence á elas por DIREITO! Se você acha que está cansado, imagine uma pessoa de 60~70 anos? Ou como você acha que é andar com crianças de colo em lugares assim? Ou ter algum tipo de deficiência e precisar se sentar? Melhor ainda, quando você ver aquela pessoa, ali na sua frente e decidir ignorar, pense que podia ser você, ou sua mãe/pai ou seus avós. Aposto que você iria querer que alguém cedesse o lugar para eles não?
Só mais 2 coisinhas: 1º- coloque na cabeça que todos que estão ali estão com pressa de chegar a algum lugar, você não é o único. Se não conseguir embarcar nesse metro (aonde mais vejo isso), você poderá pegar outro em poucos minutos, mas se alguma pessoa não conseguir desembarcar na estação desejada, ela terá que pegar outro metro para voltar e talvez até mesmo terá que pagar novamente. Então dê licença na hora de alguém descer.
2º - Andar de metro uma vez na vida e aumentar o valor da passagem é fácil, quero ver andar todos os dias e não achar que isso é uma puta sacanagem.

6 comentários:

  1. essa pessoa tá generalizando...não creio que seja necessariamente assim em todo lugar...existem pessoas educadas mesmo que elas sejam poucas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou generalizando, estou apenas dando minha opinião sobre a realidade que presencio todos os dias, mas pode ser que os meios de transporte que você pega não seja da mesma forma.

      Excluir
    2. então com certeza não é da mesma forma, porque esse onibus da foto nem é de são paulo...

      Excluir
  2. Pega metrô/CPTM em SP pra ver se ela tá exagerando! Eu ME MUDEI de SP porque estava ficando doente já de tanto desgosto pela falta de educação. E quando te levam como uma boiada pra fora do vagão mesmo quando você não quer sair?
    Tem pessoas educadas, sim, mas são a minoria e elas se perdem no meio desse hábito, dessa turba que já se entregou e deixou de ligar minimamente para o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu já peguei metro e cptm lotado...eu já to acostumado a ser empurrado...muitas pessoas empurram e são empurradas...aí quando eu sou empurrado fora do trem...eu simplesmente entro de novo no trem...isso acontece mais nas estações de transferencia...mas continuo acreditando que não dá pra generalizar...é por causa da superlotação...é por isso que o expresso tiradentes, por exemplo, tem uma avaliação bem mais positiva por não ser tão lotado do que os outros transportes...
      o governo é ineficiente, mas o pouco que faz tá valendo...tenta pegar cptm brás-itaim paulista e compare com onibus parque dom pedro-itaim paulista ou tente pegar metro e cptm do largo são francisco-grajaú e compare com onibus largo são francisco-grajaú...quer dizer...é melhor cptm/metro lotado do que onibus lotado...

      Excluir
  3. As pessoas são um lixo, engolem o preço do transporte, assim como engolem um golzinho rebinha 0km por 40mil reais, enquanto o americano com 15 mil dolares compra um camaro coupe, se não acredita olhe no proprio site do fabricante. Essas pessoas são as mesmas que jogam lixos e mais lixos nas ruas, fazendo com que alaguem em dias de chuva e ainda tem a cara de pau de culpar o governo. Enfim pessoas são pessoas.

    ResponderExcluir