domingo, 28 de novembro de 2010

Shih Tzu

 Devido a um pedido, hoje estarei falando sobre os Shih Tzu, uma raça muito fofa e peluda, e muito parecida com os Lhasa Apso.

Formados provavelmente na corte do Celeste Império, através do cruzamento dos pequenos cães sagrados do Tibet com os antepassados do pequinês contemporâneo, foram importados pela primeira vez à Inglaterra em 1930. Desde então, muitos exemplares foram criados com sumo cuidado na Europa. Infelizmente, em alguns casos, foram cruzados com pequineses para obter uma altura menor. Em chinês "shih-tzu"significa leão.
Como a maioria dos cães, o Shih Tzu tende a eleger um dono principal. Contudo, diferentemente de muitos deles, faz sua escolha de forma mais sutil, esse dono passa a ser recebido um pouco mais alegremente do que os demais. Porém, ele é muito familiar, procurando ficar um pouco com cada membro da família, e é provavelmente por saber dividir seu afeto com todos que o Shih Tzu costuma aceitar sem restrições que as pessoas façam o mesmo. Não é a opção mais indicada para quem precisa deixar o cão sozinho por períodos prolongados.
Apesar de serem educados desde filhotes a não roerem os móveis, e a fazerem as necessidades no local correto, isto pode ser deixado de lado temporariamente, em um sinal de protesto. 
Também não é uma uma raça indicada para quem busca um companheiro nos esportes, pois por serem peludos e calorentos, se cansam rapidamente.
A vasta pelagem, requer atenção. Se mantida longa até o chão ou em comprimentos similares, é preciso escová-la no mínimo dia sim, dia não. Do contrário, formam-se muitos nós. Já se aparada com cerca de cinco a dez centímetros de comprimento, as escovações podem ser reduzidas a uma ou duas vezes por semana.

Características:

  • A expectativa de vida é de 15 anos;
  • O peso é em média de 4 á 7 quilos;
  • A altura varia de 20 á 30 cm.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Algumas curiosidades sobre os cães



Estava procurando algumas curiosidades para postar, e achei essas bem legais no site do Guia dos Curiosos. Agora já sei que a minha cachorra não é doida por ficar rodando antes de deitar, e que quando eu casar e tiver minha casa vou mesmo ter que comprar os 2 cachorros e o gato de uma vez só para viverem em harmonia xD.

Por que os cachorros balançam o rabo?
O zootecnista Alexandre Rossi explica que os movimentos do rabo do cachorro são formas de comunicação. "Existem várias maneiras de se balançar o rabo e cada uma tem um significado", acrescenta. De acordo com ele, a mensagem deste ato deve ser sempre interpretada dentro de um contexto, podendo indicar dominância, submissão e medo. "Ao contrário do que se acha, o cão pode balançar o rabo até antes de atacar alguém", ressalta o especialista.

É verdade que cão que ladra não morde?
É mais seguro não confiar nesse velho ditado. "Só o dono consegue interpretar o latido do cachorro", afirma Hannelore Fuchs, veterinária, psicóloga e especialista em comportamento animal, de São Paulo. "É claro que o cão que late pode morder, especialmente se for desafiado". E saber as reais intenções do bicho é muito difícil. Quando os cachorros estão bravos, o pêlo das costas fica eriçado e as orelhas em pé. Mas, se o totó for de uma raça com as orelhas caídas e de pêlo longo, infelizmente , não dá para perceber isso. Portanto, o melhor mesmo é passar longe. E nem sempre o rabinho balançando é sinal de amizade. "Ele pode mexer a cauda numa reação a uma situação de conflito, decidindo se vai atacar ou não", explica Fuchs.

Por que cães e gatos brigam?
O cão tem natureza predatória e reage instintivamente a determinados estímulos de animais que se comportam como presas. Os movimentos bruscos e rápidos do gato despertam o instinto predatório do cachorro. Com a convivência, o gato pode aprender seus limites para provocar o cachorro. Quanto menos medo o animal tiver do cão, menor é a chance de ele ser atacado.

Por que os cachorros dão voltas antes de deitar?
É uma herança genética, vinda de seus antepassados de vida selvagem, há mais de 12 mil anos. Os cachorros antigos preparavam o lugar para dormir, caminhando em círculo até formar um espaço confortável entre plantas ou pedras. Isso também servia para demarcar o espaço como território particular. O hábito sobreviveu, apesar de não ter mais função.

Por que os cachorros levantam a perna para fazer xixi?
A explicação mais aceita é que o cachorro usa o xixi para demarcar seu território. Quando levanta a perna, o jato da urina alcança uma área maior. Outra explicação está relacionada aos hormônios: cachorrinhos que tenham sido castrados com menos de 4 meses de idade não levantam a perna.

Por que os cães estão sempre com a língua para fora? Os peludos podem até parecer felizes com o linguão de fora, mas na verdade estão morrendo de calor. É que, ao contrário da gente, os cachorros não transpiram pela pele, mas tentam diminuir a temperatura do corpo por meio da respiração. "Quando o animal fica com a boca aberta, acontece uma troca de calor. O ar quente é disperso e substituído por um ar mais frio, o que ajuda a refrescá-lo", explica o veterinário Sandro Corumba, de Santo André (SP). Os cães possuem glândulas sudoríparas apenas nas patas, entre as "almofadinhas" que recobrem seus dedos. Nos dias quentes, elas ficam mais úmidas por causa do suor.

Por que os cães não gostam quando pegam no seu rabo?
Em princípio, não há motivo algum para os cães responderem negativamente a este toque. É uma prática muito comum em seus treinamentos pedir aos donos que massageiem todo o corpo de seus cães - inclusive o rabo. Mas, se o cachorro demonstra insatisfação, é bom ficar atento: é possível que esteja sentindo algum tipo de dor no local.

Por que os cães não gostam quando pegam no seu rabo?
Em princípio, não há motivo algum para os cães responderem negativamente a este toque. É uma prática muito comum em seus treinamentos pedir aos donos que massageiem todo o corpo de seus cães - inclusive o rabo. Mas, se o cachorro demonstra insatisfação, é bom ficar atento: é possível que esteja sentindo algum tipo de dor no local.

Um cachorro poder sofrer um infarto?
Para o zootecnista Alexandre Rossi, não há dúvidas de que um cachorro obeso corre o risco de ter infarto. "Assim como ocorre com os seres humanos, a alimentação inadequada aliada à falta de exercícios e à obesidade pode desencadear vários problemas de saúde nos animais", adverte o profissional.

domingo, 21 de novembro de 2010

Schnauzer





As origens deste cão são confusas e pode-se vincular com as do terrier mais antigo. Na Itália, na França e outros paises é classificado entre os cães guardiões, cujas tarefas cumpre com grande valentia. Isto não impede, entretanto, que seja considerado entre os terrier, como bem diz o seu nome alemão de schnauzer pinscher.
Provém de Württemberg, da Baviera e de Baden-Baden, mas há muito tempo que se difundiu, também, na Suíça setentrional e na Alemanha, com o nome de pinscher de pêlo duro.

Suas múltiplas qualidades (é forte, vigilante, muito robusto, rude, dinâmico, fiel, inteligentíssimo) fazem dele um cão particularmente apto para a guarda e a defesa pessoal e também para a companhia; graças a seu caráter jovial e graciosa fisionomia, caracterizada pelo pêlo do focinho, que ao alongar-se , forma "bigodes" e sobrancelhas muito longas.
Os Schnauzers são três raças diferentes, de origem alemã: o Anão, chamado de Miniatura pelos americanos, que tem o tamanho aproximado do Beagle; o Médio ou Standard, com cerca de 50cm e o Gigante, que é o maior, com altura similar a um Dobermann.
O Médio, utilizado na guarda e pastoreio de ovelhas, deu origem aos demais através de cruzamentos com outras raças. Dele se originaram o Gigante, para cuidar de bois, e o Anão, sempre usado como companhia e um  hábil caçador de ratos.
O Schnauzer mais criado no mundo é o Anão, que no Brasil é a 17° raça mais registrada. Apesar de pequeno ele também é tido como guardião. Mesmo sem uma aparência que intimide ou um ataque poderoso, destaca-se pela atenção e capacidade de dar o alarme. É dos três o que mais late, mas obedece se o mandam ficar quieto. É grudado com os familiares, fica sempre por perto, ainda que brinque sozinho. Sociabiliza-se com os amigos do dono e até pede carinho. Pelo seu porte e facilidade de adaptar-se é uma boa opção para espaços pequenos.
Quanto aos maiores são guardas efetivos, mais independentes do que o Anão, são também mais silenciosos e se tiverem que atacar, são valentes, mas não se tornam uma ameaça, pois acatam facilmente as ordens do dono.
O Schnauzer Médio é mais ativo e ágil que o Gigante, sendo um bom companheiro para passeios ou corridas. O mais pacato é o Gigante, com um porte mais intimidativo e impacto de ataque capaz de derrubar um homem. Destaca-se com crianças, demonstrando uma paciência digna do seu tamanho. 

As cores encontradas nos Schnauzers são:

  • Sal e Pimenta
  • Preto
  • Preto e Prata 
  • Branco 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Movies about dogs

Lá estava eu pensando novamente sobre o que escrever hoje (as quintas são sempre mais difíceis), e meu namorado que sempre me dá as ideias sobre o que postar, inclusive me ajuda em tudo no blog, até mesmo a divulgá-lo, já tinha ido para a faculdade, então recebi a dica de um amigo (o Digoh, que é chará do meu namorado) para escrever sobre filmes. Eu, particularmente não gosto de filmes com animais, porque eles sempre sofrem, são maltratados ou morrem...mas tem um ou dois que se salvam, e eu acabo gostando. Ai vão algumas dicas:

Sempre ao seu lado (2009)

Sinopse:

Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.


Este filme é baseado em uma história real, é muito bonita e triste também. Ela nos mostra a fidelidade dos nossos amigos peludos.




Marley e Eu (2008)


Sinopse:

John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) casaram-se recentemente e decidiram começar nova vida em West Palm Beach, na Flórida. Lá eles trabalham em jornais concorrentes, compram um imóvel e enfrentam os desafios de uma vida em conjunto. Indeciso sobre sua capacidade em ser pai, John busca o conselho de seu colega Sebastian (Eric Dane), que sugere que compre um cachorro para a esposa. John aceita a sugestão e adota Marley, um labrador de 5 kg que logo se transforma em um grande cachorro de 45 kg, o que torna a casa deles um caos.

Também uma história baseada em fatos reais, e muito triste. Sinceramente, eu prefiro o livro, é muito mais detalhado  e chorei direto nos últimos 3 capítulos. Mas o filme é bem legal também.


Legalmente Loira 2 (2003)

Sinopse:

Depois de se formar em Harvard, Elle Woods (Reese Whiterspoon) é agora uma jovem advogada, que conseguiu seu primeiro emprego em um grande escritório e divide seu tempo entre a carreira e os preparativos para o casamento com Emmett Richmond (Luke Wilson). Ao descobrir que a mãe do seu adorado chihuahua, Bruiser, está sendo usada como cobaia em testes com cosméticos por um dos clientes do escritório em que trabalha, Elle resolve defender os direitos dos animais e é imediatamente despedida. Ela fica arrasada, mas sem deixar de ser otimista vai para Washington, para trabalha com a congressista Victoria Rudd (Sally Field) e resolver as coisas do seu jeito. Ao tentar entender como as decisões são tomadas e conquistar a simpatia de políticos, visando seus interesses pessoais, Elle enfrentará um grande desafio e logo é chamada de "Barbie do Capitólio", pois em meio a tantas cores sóbrias seu visual cor-de-rosa se sobressai. Isto faz com que os políticos não se simpatizem com Elle inicialmente e Washington D.C. não é um lugar fácil para uma mulher ligada com as últimas tendências da moda, mas com determinação Elle enfrenta o sistema ao estilo Woods. Elle ergue a voz em defesa não só por Bruiser, pois também quer criar uma lei que proteja todos os animais.

Apesar de parecer um filme só para garotas, ele defende os animais e mostra como é cruel os testes feitos em laboratórios.


Bolt - Supercão(2008)


Sinopse:

Bolt (John Travolta) é um cachorro que estrela uma série de TV, na qual possui super poderes. Sua companheira é Penny (Miley Cyrus), com quem vive diversas aventuras. Entretanto Bolt não sabe que o mundo que o cerca é falso, acreditando que realmente possui dons especiais. Quando, nas gravações de um dos episódios, Penny é sequestrada pelo dr. Calico (Malcolm McDowell), o vilão da série, ele consegue fugir do furgão em que vive e parte atrás dela. Ao lidar com a vida real é que, aos poucos, ele toma consciência de que não tem super poderes e é um cachorro normal.


Apesar de ser um desenho, e bem engraçado, também fala sobre os testes em laboratórios feitos nos animais.


A Incrível Jornada (1993)


Sinopse:
Produção da Disney que mostra a amizade e solidariedade entre dois cachorros e uma gata siamesa. Eles se consideram abandonados pelos donos e decidem se unir numa viagem de volta para casa. Há uma continuação, "A Incrível Jornada II: Perdidos em São Francisco", feita pela Disney em 1996.


Indicação do Digoh e um clássico da Sessão da Tarde! Uma história comovente sobre a amizade entre o cão - e gato - e seu dono (e entre eles mesmos).

domingo, 14 de novembro de 2010

Lhasa Apso





Um pouco sobre a história dessa raça:

No passado, o Lhasa Apso era propriedade exclusiva dos religiosos e dos nobres, e guardava os templos e mosteiros do tibet. Além de sua função de sentinela, acreditava-se que este cão trazia sorte. Era crença geral que após a morte, a alma do dono encarnava-se em seu cão. Por esta razão o Lhasa Apso era considerado um animal sagrado.

O lhasa apso formou-se através do cruzamento entre o Terrier do Tibet e o Spaniel Tibetano. O nome deriva de Lhasa, capital do Tibet, e a palavra "apso" significa sentinela que late.
Pela sua estatura pequena, o seu caráter simpático e beleza física, conquistou a simpatia de todos como excelente cão de companhia e guarda. No seu país de origem, pelo menos até a anexação à República Popular Chinesa, vivia nos mosteiros e os exemplares mais bonitos e valiosos, encontravam-se no "Potala", o palácio do Dalai Lama, e nas casas de ministros e outras pessoas de posição. Era impossível obter um exemplar por dinheiro; excepcionalmente, como prova de especial benevolência, podia ser presenteado. Também na china, na Corte Imperial, os que chegavam do Tibet eram tidos como oferendas tributárias sendo bem aceitos, e contribuíram para formar a raça Shih-Tsu.
Os exemplares do Lhasa Apso naquele país, são considerados como pedras preciosas. O Lhasa Apso tanto pode ser uma companhia agradável como um guarda eficiente de casas, principalmente de apartamentos onde o espaço é menor. È um cão dócil mas de grande coragem, dotado de ouvido finíssimo, percebe bem os rumores leves e longínquos e dá o alarme com sua característica voz clara e aguda. Por esta razão, na língua tibetana é chamado "Apso Seng Kye" isto é o Cão Sentinela de Latido de Leão.
É um cão profundamente quieto, calmo, e não é roedor. É capaz de ficar horas e horas deitado perto de seu dono. É muito higiênico, e só faz as suas necessidades nos locais apropriados e ensinados. Nunca "suja " o lugar onde come ou dorme. É um cão que gosta muito de carinho, mas também é de temperamento muito independente, de caráter alegre, cheio de segurança, mas prudente e desconfiado com desconhecidos.
A raça foi trazida para o brasil pelo criador Denis Duveen por volta de l966.

Características: 
  • É um cãozinho de guarda e companhia, late pouco, dando sinais quando estranhos chegam ou quando quer alguma coisa;
  •  Tem uma pelagem longa;
  • Exige uma escovação de três em três dias; 
  •  Banho deve ser dado uma vez por semana;
  • Tem um nível de atividade média, ou seja é um cãozinho que pode ficar horas e horas deitado calmamente ao seu lado e não exige que seja levado para passear;
  • Prefere ficar mais quieto;
  • Quanto a obediência você deverá ser firme com ele, sem ser agressivo. Seu temperamento é muito bom, porém é um cão de muita personalidade;
  • Com estranhos no início é muito desconfiado, de temperamento reservado. É obediente e inteligente, mas costuma as vezes obedecer somente ao dono;
  • A área que ocupa é pequena;
  • Vive dentro de casa;
  • Não gosta muito de exercícios;
  • Não gosta muito de ficar no colo, tem um estilo mais independente.
  • A altura ideal é entre 22,5 a 25 cm para os machos, e as fêmeas são menores.
  • Cores: dourado, mel, areia, cinzenta escuro, ardósia, com manchas pretas, brancas ou castanhas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Campanha "Adotar é tudo de bom!"



Acredito que muitas pessoas já devem conhecer esta campanha da Pedigree, mas para quem não conhece, vou falar um pouquinho sobre ela, pois acho que essa é uma ótima iniciativa e que deveriam haver mais como esta.

Cada vez que alguém compra algum produto da marca Pedigree, eles doam parte da renda para ajudar os cães abandonados. Eles são associados à vários abrigos em vários estados do Brasil e em outros países também, que buscam ajudar os cachorros abandonados em busca de um lar feliz. 15.018 cães já encontraram um =].

Para participar da campanha há diversas maneiras: Você pode adotar um cãozinho, comprar produtos da linha Pedigree, comprar e vestir as camisetas da campanha, ou divulga-la através wallpapers, emoticons, etc.

Entre no site www.adotaretudodebom.com.br e saiba mais!

domingo, 7 de novembro de 2010

Daschund (Salsicha)

Hoje falarei sobre os Daschund, que são popularmente conhecidos como Salsicha.
A história do Dachshund (ou Teckel) é bastante antiga e segundo alguns historiadores, a raça surgiu há cinco mil anos, tendo sido encontrados seu nome e imagem gravados na tumba de um faraó.
No México e no Peru há estatuetas que representam cães parecidos, mas pode-se supor que a raça tenha se formado ou aperfeiçoado na Alemanha, em tempos remotos. O primeiro registro oficial foi feito na Alemanha em 1888.

O Dachshund (cão texugo) foi desenvolvido por caçadores alemães que queriam um cão que fosse ao mesmo tempo ágil e resistente além de suficientemente pequeno para que pudesse entrar nas tocas de animais como os texugos (dachs), lebres e coelhos e trazê-los para fora ao alcance da mira do caçador. Além do corpo alongado e baixo, os caçadores precisavam de um cão com excelente olfato e muita determinação. Estava criado o Dachshund. Através de cruzamentos seletivos, a raça foi desenvolvida em 9 variedades diferenciadas: 3 tamanhos (standard, anão e mini) e 3 variedades de pelo: curto, longo e duro - ou arame (este último obtido graças à introdução de linhas de sangue de terriers). Para o acasalamento, no entanto, só são permitidos cruzamentos de cães de pelagens e tamanhos iguais.

Da Alemanha onde ganhou notoriedade pelas suas qualidades como caçador, o Dachshund foi levado para a Inglaterra no século XIX onde passou a fazer parte da corte inglesa, o que foi de grande importância para popularização da raça. Nos EUA, a presença dos Dachshund começou com as importações de matrizes por volta de de 1879 e no Brasil chegaram junto com os colonizadores europeus e eram chamados "paqueiros" por serem exímios caçadores de pacas
Esta raça já foi conhecida como Basset, mas fixou o nome como Dachshund. Em 1994 passou a chamar-se oficialmente Teckel. O dachshund é baixinho e possui o corpo alongado, parecendo uma salsicha e de grande atividade. Esta aparência consagrou-o como caçador de animais de toca.
Devido ao seu tamanho, exige pouco espaço e é uma excelente opção para pessoas que moram em apartamentos, especialmente porque aprende com facilidade os hábitos de higiene.
As variedades formadas pelos 3 tamanhos e seus 3 tipos de pelagem - curta, longa e dura, viraram raça. Apresenta-se nas cores: preta, vermelha e tricolor.

Após os 18 meses de idade, deve-se fazer uma medição do tórax para determinar o porte:
-Standard: perímetro do tórax acima de 35cm e peso máximo de 9kg, sendo ideal entre 6,5 a 7,0 kg);
-Anão: perímetro do tórax de até 30cm e peso máximo de 4kg;
-Miniatura ou Toy: perímetro do tórax de até 30cm e peso máximo de 3,5kg.

Se, no início, o Dachshund era um valente e destemido caçador, transformou-se num animal de companhia, hábil, inteligente, charmoso e com um olfato apuradíssimo.Inteligente, esperto e bastante brincalhão, o Dachshund é também um excelente cão de vigia.
Sempre atento, ao menor sinal de aproximação de estranhos late bastante e alto. É um excelente companheiro para crianças e brinca mesmo depois de velho.
Convive de forma tranqüila com outros animais e com outros cães mas não foge de uma briga caso seja provocado.
Alguns criadores garantem que existem diferenças de temperamento conforme o tipo de pelo, sendo que os de pêlos curtos seriam mais sociáveis e os pêlos duros mais agitados e até mesmo um pouco mais agressivos, mas isso não é comprovado nem mesmo consta do padrão da raça.
Outra característica importante da raça é sua independência, o que lhe valeu uma fama de desobediente. Na convivência em família ele é um excelente companheiro, gosta e respeita a todos, mas dedica-se a apenas uma pessoa que elege como dono.
É preciso saber se impor para que ele obedeça, senão ele ditará as regras, pois, é um cão teimoso e obstinado. Por outro lado, é completamente apaixonado e apegado ao dono.
As doenças mais comuns são: hérnias de disco (por causa da coluna longa), cálculos renais (se a alimentação possuir alto teor de proteína e magnésio), tumores mamários e otites.
É bom evitar que ele pule de grandes alturas para evitar problemas na coluna, pois, é muito longa. Acostume-o desde cedo a caminhar por grandes distâncias.


TECKEL STANDARD: peso máximo nove quilos, sendo ideal entre 6,5 a 7 quilos.
TECKEL ANÃO: perímetro torácico, medindo atrás dos ombros, de 35 cm, máximo; peso máximo 4 quilos, aos 18 meses.
TECKEL TOY : perímetro torácico, medido atrás dos ombros, de 30 cm, máximo peso 3,5 quilos, aos 18 meses.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

This is Ninna!

Hoje eu irei falar sobre a Ninna, minha cachorra. Se alguém quiser falar sobre seu pet podem me enviar fotos, histórias, etc, que eu irei publica-las.
Bom, a Ninna é mestiça, a mãe dela era uma Fox Paulistinha e o pai um vira-lata. Ela tem 7 anos, e quando eu ganhei ela, ela tinha 2 semanas e cabia na palma da mão...hoje, ela pesa o equivalente a 3 sacos de arroz xD. Ela morre de medo de fogos e se alguém gritar "Goolll" ela já abaixa as orelhinhas e se treme toda. Não pode ouvir um barulho que seja de comida que lá está ela, e se alguém sentar no sofá, o lugar ao lado tem que ser dela! E um pedaço do que alguém estiver comendo também...xD

Eu estava pensando no que escrever, e me veio na memória uma história de quando ela tinha uns 3~4 anos, na qual ela ficou conhecida como "A Ladra de Chinelos". Nessa época, a Ninna tinha uma coberta que ficava dobrada pra ela deitar debaixo da mesa do computador, e ela passava muito tempo lá, dormindo ou brincando, pois sempre eu ou meu irmão estávamos no pc, e ela gostava de ficar por perto. Tudo muito inocente certo? Pior que não. Os chinelos de todos aqui de casa começaram a desaparecer, e só voltavam a aparecer depois de alguns dias, e não tínhamos ideia de onde eles iam parar, até que um dia eu estava mexendo no computador e percebi que a Ninna estava muito quieta, o que não era normal, e fiquei desconfiada no que ela poderia estar aprontando. Me abaixei para ver o que ela estava fazendo e quando mexi na coberta, achei o meu chinelo que estava perdido havia dias! Quando fui tentar pegar meu chinelo, ela colocou as patas sobre ele e me mostrou a língua! Sim, minha cachorra é muito abusada...depois disso tiramos a coberta de lá debaixo e o sumiço dos chinelos finalmente parou. Hoje tudo o que ela rouba são os bifinhos no meio da noite ou quando não tem ninguém em casa.

A prova do crime, e a ousadia de me mostrar a língua.